Projecto - Templo Romano em Évora

19 de janeiro de 2008


No âmbito da cadeira de Projectos e Arquitectura Paisagista I, foi proposto desenvolver um projecto para os espaços abertos junto ao Templo Romano, Museu, Palácio do Vimioso, Palácio da Inquisição e Sé Catedral de Évora.

Com base no conceito de espaço aberto e totalmente percorrido, desenhou-se uma proposta, que tinha como objectivo, unificar todo o espaço através do pavimento.

No que se refere à vegetação, foram mantidas as árvores (Platanus orientalis) que se encontram junto à Sé Catedral de Évora, Palácio do Vimioso e o Jardim da Inquisição, devido ao seu elevado porte.

Foram propostas novas espécies arbóreas para a frente do Palácio da Inquisição, nomeadamente Cupressus sempervirens como forma de evidenciar o carácter histórico daquele local.
Para o Jardim Diana foram propostas Malia azedarach, devid
o a esta ser uma espécie de folha caduca no Inverno e perene no Verão, permite que este espaço seja alvo de uma sazonalidade durante as diferentes estações do ano, pois durante a estação Primaveril apresenta uma forte densidade de floração e no Outono a árvore enche-se de frutos.

O elemento de água funciona como um lava-pés, tendo muito pouca profundidade e degraus onde as pessoas se possam sentar e desfrutar da frescura que este elemento oferece nos dias quentes de Verão.

Relativamente ao desenho do Jardim o alinhamento das árvores e do respectivo elemento de água formam um ponto de fuga no Templo Romano, permitindo um direccionar do olhar para este elemento de elevado valor arquitectónico, para quem se encontra junto ao miradouro.


A Planta





Sem comentários: