Projecto - Espaços abertos circundantes às Muralhas de Évora

19 de janeiro de 2008

Como primeiro trabalho no âmbito da cadeira de Projecto de Arquitectura Paisagista I, desenvolveu-se uma proposta para os espaços abertos circundantes às Muralhas de Évora entre as chamadas Portas de Alconchel e as Portas de Avis.

A proposta tinha como principal objectivo preservar o carácter monumental e exuberante das Muralhas de Évora, assente na simplicidade do desenho.

Assim, traçou-se uma linha de caminhos ao longo da Muralha permitindo o afastamento e a aproximação da mesma pelo transeunte, de forma, a que este a pudesse observar umas vezes mais de perto e outras mais afastado, mantendo sempre o contacto visual com a mesma.

Estes caminhos são pontuados com árvores já existentes, nomeadamente alguns Cupressus sempervirens.

Contíguo à Escola dos Salesianos, propôs-se uma zona elevada relvada e com um coberto vegetal denso, de forma a servir de zona de estadia e de actividades lúdicas e de recreio, como também de anulação de limites do espaço e ocultação de zonas mais degradadas situadas junto à Escola.

Junto às Portas da Lagoa, mantiveram-se os exemplares de Prunus avium devido ao seu esplêndido porte.

Na zona do antigo parque de estacionamento d’ Avis, propôs-se uma zona de estadia e de contemplação para o forte de Stº António e Aqueduto das Águas de Prata.

Assim, tendo em conta o potencial desta zona, propôs-se a implantação de um Núcleo Museológico junto à Muralha, na zona das antigas habitações, podendo este também funcionar como zona de esplanadas e Biblioteca.

Foi mantido o Olival, no entanto foram criados espaços com um carácter mais intimista, proporcionando uma utilização diferente por parte de quem usufrui do espaço.



Imagem do Projecto, desde a entrada na Muralha junto à CCDRA e a Porta de Avis.

Imagem do Projecto, desde a Porta de Alconchel até a entrada na Muralha junto à CCDRA.


Sem comentários: