Projecto - Análise da Área Urbana e Rural do sector Sul da cidade de Évora (Fase 1 do Projecto)

21 de janeiro de 2008

Análise e Diagnose da Paisagem rural, peri-urbana e urbana do sector Sul da cidade de Évora

ESTUDO DO RELEVO

· Em geral a área em estudo, apresenta um relevo pouco acidentado, onde se destacam pontos mais elevados, caracterizados por zonas de cabeço.

· Morfologicamente identificam-se um festo principal que passa na zona sudeste da área em estudo que divide a bacia do Guadiana da bacia do Sado. Identificam-se ainda dois festos secundários.

· A área em estudo é atravessada por um curso de água principal, correspondente ao rio Xarrama. A Ribeira do Trugela é outra linha de água também com alguma expressão nesta área. As restantes linhas assinaladas em planta, de menor expressão, correspondem a linhas de drenagem natural perceptíveis no terreno.

· Existe apenas dois pontos notáveis da paisagem, sendo eles um centro de encontro e um centro de distribuição, respectivamente.

DECLIVES

No espaço em estudo os declives que se destacam são os que se apresentam entre 0% e 2%.

Em menor abundância, surgem que se encontram entre 15% a 25%.

ORIENTAÇÕES

No espaço em estudo observa-se que predominam as encostas que se apresentam numa situação plana, encontrando-se completamente expostas.

As encostas quentes e temperadas encontram-se na zona em estudo, equitativamente representadas na carta.

No que se refere às encostas mais frias, estas surgem com menor significado na zona em estudo.

HUMANIZAÇÃO DA PAISAGEM E VALORES NATURAIS

OCUPAÇÃO / USO ACTUAL DO SOLO

Existem cinco sistemas de uso do solo:

  1. Montados de sobro e/ou azinho

2. Culturas arvenses de sequeiro, campo total/aberto (sem árvores), com coberto arbóreo disperso a muito dispersos;

  1. Culturas arvenses de regadio
  2. Povoamentos florestais (Eucaliptal/Pinhal);
  3. Culturas tradicionais (Horta/Pomar/Vinha/Olival).

USO URBANO

· O centro histórico, as áreas habitacionais, as áreas industriais, os equipamentos e serviços, a Etar, e o aeródromo foram considerados como elementos importantes do uso urbano.

· Dentro das áreas habitacional encontram-se diversas tipologias de edificado, sendo elas os bairros, apartamentos, habitações unifamiliares e plurifamiliares. Os bairros periférios, no geral são muito banais e desinteressantes quanto à qualidade dos espaços públicos e às suas relações com os arredores não urbanos.

· Os equipamentos e serviços englobam as áreas de recreio (piscinas, campos de futebol), parques de estacionamento, restaurantes, parques de campismo e hipermercados.

VALORES NATURAIS E CULTURAIS

Os valores naturais encontrados na zona de intervenção são as galerias ripícolas, as sebes de compartimentação e as manchas residuais de vegetação – Bosquetes.

  • Galerias Ripícolas
  • Sebes de Compartimentação
  • Manchas Residuais de Vegetação – Bosquetes

Dentro dos valores culturais analisados na zona de intervenção, podem encontrar-se património arquitectónico, quintas e montes com interesse, estruturas ligadas à sistematização do uso da água (moinhos, poços e tanques) e muros de limite de propriedade.

  • Património arquitectónico
  • Quintas e montes com interesse
  • Estruturas ligadas à sistematização do uso da água
  • Muros de limite de propriedade

REDE VIÁRIA

· As estradas principais que se encontram na área em estudo são a estrada das Alcáçovas e de Viana do Alentejo.

· Dentro das estradas secundárias encontram-se os arruamentos e os caminhos rurais. Quanto aos arruamentos, nota-se uma maior concentração nas áreas já urbanizadas que correspondem essencialmente a bairros periféricos e ligações para as quintas. No que diz respeito aos caminhos rurais nota-se maior relevância numa proposta de articulação entre a cidade e a paisagem rural envolvente principalmente aqueles que se situam no domínio público ou semi-público.

· O caminho-de-ferro para as Alcáçovas é outro dos elementos ligados à rede viária.

DEGRADAÇÕES

· Na área em estudo estão presentes alguns elementos que danificam a paisagem, sendo eles lixeiras, escombreiras, sucatas, depósitos de lixo, construções degradadas e elementos que se destacam na negativa.

· Outro elemento degradante na paisagem é o rio Xarrama, pois este apresenta-se com as águas poluídas que provocam mau odor, provocando uma poluição visual e olfactiva muito intensa.

· No que se refere à linha de alta tensão, esta provoca na paisagem um grande impacto negativo, assim como as pedreiras.

VISUALIZAÇÃO DA PAISAGEM

Dentro da visualização da paisagem destacam-se os pontos com elevado interesse visual e os respectivos pontos panorâmicos na paisagem.

Neste sector da cidade de Évora sobressai-se a forte relação visual directa com o centro histórico, que também tem correspondência numa sólida ligação afectiva dos residentes à sua cidade.

Visualiza-se os silos com grande destaque. Relação com a cidade (Sê). Silos são um ponto de referência que entra em conflito com a Sé. A Sé e o Alto de S. Bento, destacam-se como fortes elementos visuais na paisagem.


Análise:





Sem comentários: