Projecto - Área Urbana e Rural do sector Sul da cidade de Évora (Fase 2 do Projecto)

21 de janeiro de 2008

Proposta para a zona Urbana:



Proposta para a zona Rural:

Cortes de soluções tipo:



Proposta para o espaço em estudo:

Percursos: Os percursos são divididos em categorias distintas:

  • Pedonal;
  • Ciclovias;
  • Equestre;
  • Veículos, apenas nos circuitos que já se encontravam na área em estudo, pois apresenta dimensões próprias para a circulação dos veículos assim como pavimento apropriado.

Os percursos vão ser complementados com placas informativas que advertem o tempo de duração do respectivo percurso, o seu grau de dificuldade, e as respectivas zonas de interesse que vão surgindo ao longo do trajecto.

Surgem a uma distancia repetitiva, papeleiras, permitindo assim que o transeunte não coloque os papeis no chão e que o espaço se apresente sempre limpo.

Criou-se situações de estadia como áreas de descanso, de desfruto, contemplação, assim como de zonas de merendas que possibilitem ao transeunte fazer uma refeição sem ter de recorrer obrigatoriamente às zonas de apoio.

Espaços Verdes Urbanos:

Parque Urbano: A proposta consiste em manter e valorizar o carácter hortícola que o espaço apresenta. Tendo em conta a sua localização, junto ao centro Histórico, este deve apresentar dinâmica de situações a fim de quebrar a monotonia por quem ele queira transitar.
Parque Ribeirinho: Este parque tem como objectivo valorizar e contemplar a área da ribeira e da respectiva galeria ripícola

Galeria Ripícola: A Galeria Ripícola deverá ser mantida e valorizada de modo a preservar o seu valor ecológico.

Antiga Lixeira: Esta área foi recuperada a fim de a valorizar e de ser utilizada por quem percorre o espaço.
Foi colocada vegetação de forma fechada junto à ETAR, pois em termos de vistas, não tem qualquer interesse, no entanto a mancha de vegetação abre na direcção do centro Histórico de forma a, da elevação poder ser visualizado e contemplado.

ETAR: Junto à ETAR, surge um lago, com vegetação característica, de forma a purificar a água que é lançada para a Ribeira da Torregela e Xarrama, a fim de esta não se apresentar poluída em termos visuais e odoríferos.

Quinta Pedagógica: Localiza-se na Quinta do Penedo da Cegonha. O Objectivo da criação da Quinta Pedagógica baseou-se na quinta já existente, pois esta apresenta-se numa situação estratégica em termos de localização (visto se encontrar próximo do centro Histórico) e também nas distintas características, no que se refere à diversidade de situações (animais, culturas cerealíferas e policulturas).

Pontos de Apoio e Turismo Rural: É destinada a local de apoio a Quinta da Moita de Carna, visto esta se apresentar numa zona onde se localiza um dos percursos do espaço.

Destinadas a Turismo Rural são o Monte das Flores, visto este já anteriormente ter contido turismo rural, o Monte da Chaminé e o Monte da Serralheira.

Vegetação em Espaço Rural: A vegetação será a característica da região, apresentando nas zonas secas, vegetação respectiva vegetação de sistema seco, assim como na galeria ripícola a vegetação de sistema húmido.

Vegetação em Espaço Urbano: No espaço urbano a vegetação será ornamental, visto esta apresentar um maior contraste e uma maior diversidade.

Pavimentos: Os pavimentos serão com material da região e o mais natural possível.


Sem comentários: