Projecto - Ribeira de Alpedriche e Praceta do Bairro do Bacelo

19 de janeiro de 2008

No âmbito da cadeira de Projectos de Arquitectura Paisagista II, desenvolveu-se a seguinte proposta para os espaços localizados no Bairro do Bacelo em Évora, caracterizados por uma forte e densa malha urbana que apresenta dois espaços abertos distintos.

A Praceta, com uma grande inclinação e o espaço junto à Ribeira de Alpedriche com um denso maciço arbustivo muito pouco cuidado.

Tendo em conta os dois espaços e as suas diferentes tipologias, criou-se um projecto com o objectivo de os unificar dando-lhe o mesmo carácter e a mesma linguagem, como se um fosse o prolongamento do outro.

Assim, partindo da Praceta, criou-se uma zona pavimentada e nivelada, com a função de estadia. Do prolongamento dessa área surge na zona junto à ribeira a continuação da anterior, com a mesma função.

A área mais próxima da Ribeira apresenta um relvado que possibilita uma variada diversidade de actividades que se queiram praticar.

Uma zona com um carácter mais intimista foi criada em forma de círculo, possibilitando a quem queira nela estar. Este círculo é composto por degraus que funcionam como bancos. O interior do círculo, contem relva, dando assim continuidade ao restante relvado. Como continuidade da zona de estadia em forma de círculo, foi criada uma semicircunferência que corresponde a uma área mais direccionada para as crianças. Para tal, foi proposto um Parque Infantil.

No que se refere à vegetação, salientam-se dois alinhamentos muito acentuados, um referente à zona da Praceta prolongado para a zona da Ribeira e o outro alinhamento corresponde ao percurso que vem da zona da Ecopista (pode observar-se na totalidade da proposta da Ribeira de Alpedriche).
A restante vegetação próxima da Ribeira é característica de zonas ribeirinhas.

Deve salientar-se que este projecto é a 2ª fase do Projecto da totalidade da Ribeira de Alpedriche. Ou seja, esta fase corresponde apenas a uma área à qual se desenvolveu um projecto mais pormenorizado.




As imagens do espaço actualmente.

Praceta




Espaços junto à Ribeira de Alpedriche.




A Proposta e Respectivos cortes.




Sem comentários: