Projecto - Ribeira de Alpedriche

19 de janeiro de 2008


Os espaços abertos devem ser entendidos, não só como locais de lazer e desfrute paisagístico mas, também, como espaços que desempenham um papel importante na gestão de recursos fundamentais, como a água, o solo a flora e a fauna.


O projecto do parque ribeirinho contempla a dinâmica dos sistemas naturais que se encontram em constante transformação e evolução, com distintas características funcionais, paisagísticas e ecológicas ao longo do tempo, fazendo dessas características o principal objectivo de trabalho para actividades de educação ambiental e para atracção do público.


Os princípios principais para a elaboração deste projecto são os seguintes:

· Conceber um espaço com características distintas dos que já existam na cidade, mas tendo em conta as ligações já existentes;

· A concepção de trilhos e pequenos espaços que potenciem e valorizem as características naturais do lugar e que proporcione óbvios benefícios directos e indirectos para a qualidade de vida da população;

· Conceber um espaço onde a sua gestão será tendencialmente sustentável, na procura de um equilíbrio entre as componentes funcionais, ecológicas e paisagísticas;

· O desígnio da Educação Ambiental, como vocação central de todas as actividades a desenvolver neste espaço;

· A construção de um espaço, que embora subordinado à temática ambiental, responda e atraía públicos diversos e promova o convívio intergeracional.


Este projecto pretende dar resposta a um amplo conjunto de utentes, desde aqueles que procuram o convívio com a natureza, de forma enquadrada com actividades de educação ambiental, passando por aqueles que querem permanecer no parque durante um determinado período de tempo, praticando outras vivacidades como jogging e outras actividades desportistas e também utilizando o parque de merendas.


Não é assim uma proposta direccionada para um público de uma determinada faixa etária, mas sim para um público diversificado, que pode vir ao Parque individualmente, em grupo, ou num âmbito familiar.


A estrutura ecológica deste parque, permite desenvolver determinados aspectos de recreio, especialmente passeios a pé a cavalo e de bicicleta.
O exercício de marcha e corrida encontrará no parque, extensos percursos que possibilitam a prática de um desporto saudável.


Desportos tradicionais a céu aberto, recintos equipados com aparelhos de ginástica, circuitos de manutenção, encontrarão lugar na rede de corredores e espaços que constituem o parque.


O projecto para a Ribeira de Alpedriche consiste na sua requalificação, assim como tornar esta área num parque ribeirinho.


Para tal é necessário converter áreas privadas em áreas públicas e semi-publicas.


A margem Norte irá conter um Centro Hípico onde os Trilhos desta vão apresentar dimensões que permitam ser realizados percursos pedestres, a cavalo e BTT. Este será complementado com informação sobre as plantas autóctones existente na Ribeira, de forma a informar e sensibilizar os visitantes da importância destas espécies.


A margem Sul irá conter um jardim de recepção, com zona infantil e de esplanada, uma praça para estadia e contemplação. Aproveitando o Olival existente numa zona de merendas.


O caminho que se encontra na margem Sul estará ligado ao interior do bairro das Corunheiras a partir de um percurso de manutenção que unirá a zona da ribeira ao campo de jogos que existe no centro deste bairro.


Neste espaço vai permanecer o campo desportivo, áreas para as práticas desportivas tradicionais, equipamentos de ginástica e uma pista de patinagem.


Junto a esta margem estará colocado um centro de dia para idosos e um infantário para crianças onde decorrerão actividades de educação ambiental, onde as diferentes faixas etárias podem interagir directamente com o espaço que as envolve.


Na zona mais próxima da Ecopista, encontra-se uma área de estadia tendo a tipologia de jardim com aromáticas precedentemente identificadas a fim de informar os visitantes das espécies e das suas principais características. Este espaço vai permitir um convívio mais alargado à zona da Ecopista.


Os percursos, base fundamental do projecto, vão funcionar com uma rede que liga tanto o interior como o exterior do Bairro, mais propriamente os espaços abertos que se situam no íntimo deste, assim como a zona da ribeirinha e da Ecopista.

O Projecto:


Sem comentários: