Projecto- Espaços abertos entre o Lar, Centro de dia e o Campo de Jogos do Bairro dos Canaviais - Évora (Dezembro 2005)

24 de setembro de 2007


Este projecto tem ligação com a proposta colocada anteriormente. Pois para os espaços interiores do Lar, Centro de dia teve-se em conta esta proposta agora apresentada em termos de ligações exteriores.

Esta proposta teve em conta a necessidade que o bairro apresenta em termos de espaços abertos de convívio e estadia. Assim, surgiu a ideia de ligar a Praça principal do Bairro juntamente à zona Desportiva, passando por uma área aberta que possibilite a realização de inúmeras actividades.

Espaço principalmente de atravessamento conjugando: aberto/ fechado, cheio/ vazio e luz/ sombra.

Praça: Alteração da forma ampliando-a, promovendo assim a sua recepção e condução ao espaço.

Jardim de infância: zona de fácil acesso e consolidação do edíficado.

Zona desportiva: Tem um campo de futebol de 7 e um pavilhão polidesportivo, cuja localização pretende proporcionar a coesão e equilíbrio do .
Afecta ao pavilhão propõe-se uma cafetaria com uma área de esplanada de apoio a todo o espaço - zona com um carácter de estadia e contemplação.

Sistema de circulação: Caracterizado por formas rectilíneas marcantes, seguindo uma hierarquia de acordo com o tipo e extensão de cada um dos pavimentos.

Vegetação: Árvores de grande porte, folha persistente e arbustos de médio porte de folha persistente - complementam as linhas de desenho.
Árvores - disposição a evidenciar e conduzir a determinados pontos mais importantes do espaço, e de forma aleatória para atenuar as formas rectilíneas.
Arbustos - disposição de forma a atenuar os limites do espaço e criar uma barreira física mas não visual.

Estacionamento - afecto ao jardim de infância assim como á área desportiva respondendo ás necessidades dos mesmos


O espaço:



A Proposta:

Sem comentários: