Projecto - Bairro Sª. da Glória em Évora (Setembro 2005)

20 de setembro de 2007

Este era o espaço.




O engraçado é que frequentei a Primária na Escola mesmo ao lado. Portanto este terreno era-me completamente familiar, para não falar do facto dos meus avós morarem muito próximo, o que proporcionava uma passagem constante naquele local, fosse para irmos às compras, descida do autocarro etc.
Brincava imensas vezes em cima da pedra que ali se encontra. Passados estes anos todos, pelo menos 18 anos, após eu ter saído da Escola Primária, nunca este espaço foi alvo de qualquer proposta.
Quem diria, que anos mais tarde lá voltaria, para projectar um novo espaço, com novas funções e vivências.


PlantaCortes e Perspectiva




Como objectivo de estudo, este projecto foi elaborado como parte integrante de um sistema de espaços abertos da cidade de Évora, tendo em conta a sua localização assim como as suas ligações directas e indirectas.
Desta forma, o projecto tem como base:
. O desenho inspirado na morfologia urbana;
. Formas rígidas;
. Ligações directas / indirectas;
. Cheio / vazio;
. Anulação dos limites;
. Luz / sombra / contraste.
Conforme anteriormente descrito, o desenho foi desenvolvido a partir da morfologia urbana envolvente ao espaço de projecto, assim, tendo em conta a malha circundante, o esboço apresenta formas rígidas nos traçados dos elementos principais constituintes do projecto.
Como percurso central, que irá ligar duas entradas principais surgido através do prolongamento da avenida principal (do liceu) que "agarrará" ao afloramento rochoso, desenvolvendo-se os restantes elementos a partir deste.
Tendo sido os limites anulados, o espaço pode ser observado tanto do interior para o exterior como vice-versa, de forma a permitir que existam ligações visuais para a envolvente.
O afloramento rochoso funcionará como elemento unificador de todo o espaço, tendo este a função de estadia, visto estar associado à plataforma, com o respectivo Quiosque, assim como as zonas de relvado. Junto a este elemento rochoso estará agregado também o elemento de água que juntamente com o caminho à medida que este for percorrido pelo transeunte se irá deparar com um ponto de fuga feito pela junção dos dois elementos.
O Quiosque surge sobre uma plataforma de madeira que permite a entrada directa das pessoas no espaço pelo seu interior, funcionando o edifício em duas copas separadas, mas unificadas por uma estrutura ligeiramente prolongada para o exterior do espaço permitindo um "convite" para o seu interior.
A estrutura de ensombramento, que será em material leve, permitirá a não anulação do desenho base, mas sim possibilitará que no espaço exista um "jogo" de formas de luz sombras e contrastes, com o objectivo de não ser projectada uma sombra uniforme mas sim desfragmentada.
O parque infantil, aparece contíguo à escola primária, tendo uma entrada que se encontra aberta ou fechada com um portão, facilitando a introdução dos alunos para o interior deste. O parque será cercado por uma barreira permitindo a segurança das crianças.
A vegetação surge como complemento de toda a massa vegetativa circundante ao espaço, assim como de protecção a zonas mais exteriores, mantendo-se toda a vegetação arborea existente.



A maqueta possibilita uma visão em 3D do espaço.


1 comentário:

Ricardo Granjeia disse...

Excelente espaço dedicado à arq. Paisagista. As fotos e os projectos ajudam-nos a ter uma maior percepção da intervenção feita e do espaço envolvente.
Parabéns!