Projecto- Lar, Centro de dia dos Canaviais - Évora (Janeiro 2006)

23 de setembro de 2007


O bairro dos Canaviais, situado nos arredores da cidade de Évora, foi desta vez o local proposto para a elaboração de uma proposta, esta especificamente para o Lar, Centro de dia dos Canaviais.

Como seria um espaço usufruído especialmente por pessoas idosas muito ligadas à ruralidade, resolveu-se nesta proposta, apostar nas plantas aromáticas e nos pequenos canteiros suspensos, permitindo desta forma o trabalho por parte das pessoas idosas, mantendo-as ocupadas e de certa forma ligadas à pratica do "mexer na terra" que sempre fez parte das
suas vidas.

Os espaços de intervenção pretendem funcionar como espaços de estar e terapia transpondo o conceito da aromaterapia.

Introdução de plantas aromáticas da flórula da região, em diferentes estratos, que podem ser usadas não só no tratamento como na prevenção de doenças. Têm inúmeros benefícios tais como: bem-estar, tranquilidade, ajuda a aliviar o stress entre outros. Além da utilidade e propriedades medicinais destas plantas podem ainda ser usadas na culinária.

Sendo que estes espaços vão ser habitados por pessoas no fim de vida, que começam a perder algumas faculdades como a visão, o uso das aromáticas pretende explorar os sentidos: olfacto, visão, paladar e tacto.

Explorar as sensações associadas a uma utilidade quer seja para fazer um chá, uma salada ou uma compressa.

Sendo o cultivo das plantas aromáticas relativamente fácil e a sua manutenção simples esta poderá ser uma actividade com a participação dos utentes.

Os pátios interiores têm um carácter de estadia com uma função de contemplação de canteiros de aromáticas.

O espaço exterior tem acesso automóvel e constrói-se também com aromáticas de porte arbustivo (grande e médio porte) estrato herbáceo. É de referir ainda a presença de um elemento de água que vem dar frescura ao espaço e funcionar como espelho reflector da vegetação reforçando ainda o conjunto de texturas que tem como objectivo desenvolver o sentido do tacto.

A Planta:

A 3 Dimensões:

Sem comentários: