Ensaio - PROTALI: Sistema Urbano, Acessibilidades e Desenvolvimento Turístico

10 de março de 2008

Rede de Protecção e Valorização Ambiental



Escala 1/100000


Introdução
O estudo engloba cinco concelhos: Alcácer do Sal; Grândola; Santiago do Cacém; Sines e Odemira.

•Morfologicamente podem definir-se três zonas distintas:

Costa litoral entre o Estuário do Sado e Sines; Troço Sines – Zambujeira do Mar; Serras do Litoral Alentejano e os •Centros urbanos próximos do litoral.

•Desenvolvimento pouco cuidado e desrespeitando o carácter do lugar •Grande procura durante o Verão e segunda habitação. •Áreas de serra com povoamentos isolados de pequena dimensão e abandono e êxodo rural.

Estrutura Urbana:

Sem escala


•Criação do centro sub-regional Sines-Santiago do Cacém-St. André Sines: Pólo de índole industrial; Santiago do Cacém: Instalação de serviços de saúde, protecção civil e outros ligados ao aparelho central; St. André: Pólo residencial dotado de equipamentos de lazer, cultura, desporto e de carácter religioso.

•Criação de uma nova estrutura hierárquica de centros urbanos (três níveis)

Nível Um: Sedes de concelho

Nível Dois: S. Teotónio (mantém-se no mesmo nível) Torrão, Alvalade, Cercal, S. Luís e Sabóia (lugares centrais afastados das sedes de concelho) St. André (devido à implantação do complexo de Sines) Ermidas do Sado (devido à localização do caminho de ferro) V. N. Milfontes e Porto Covo (relacionado com a actividade turística)

Nível Três: A este nível corresponde quase exclusivamente a centros de características puramente rurais:
Casebres e Comporta (Alcácer do Sal), Melides, Carvalhal, Canal Caveira, Azinheira de Barros e Minas do Lousal (Grândola), Abela e S. Domingos (Santiago do Cacém), Colos, Vale de Santiago, Relíquias, S. Martinho das Amoreiras e Stª Clara-a-Velha (Odemira).

Acessibilidades:

Escala: 1/100000


1.Ligação entre o IP1-A2 e o IC4, a passar em Odemira com direcção a Ourique/Castro Verde/Beja;
2.Ligação entre o IP1-A2 e o IP7-A6 em direcção a Évora;
3.Conclusão do IP8 Na ligação Sines/Beja/Espanha;
4.Continuação do IC4 em direcção ao Algarve;
5.Melhoria das ligações entre os centros urbanos que compõem o centro sub-regional;
6.Ligação entre Grândola e Évora/Espanha;
7.Criação de novas vias que complementam a rede existente;
8.Melhoria das vias municipais;
9.Ligação ferroviária entre Sines/St. André/Melides;
10.Ligação da linha de Alcácer do Sal a Ourique/Castro Verde/Beja;
11.Acessibilidade por via marítima a partir do Porto de Sines;
12.Trilhos com interesse turístico e de acesso às áreas balneares;
13.Aumento de ligações de transportes públicos.

Desenvolvimento Turístico

Escala: 1/100000



Elementos singulares:

–Porto Palafítico da Carrasqueira;
–Lagoa da Sancha, St. André e Melides;
–Conjunto urbano de Porto Covo; –Ilha do Pessegueiro;
–V. N. Milfontes (localização tradicional);
–Estuário do Mira;
-Cabo Sarão

Turismo Litoral:
•Melhoria dos apoios de praia, acessos e parques de estacionamento, a Norte de Sines;
•Potenciar o acesso automóvel na via que se desenvolve paralelamente à linha de costa, a Sul de Sines;
•Proposta de percursos ao longo da faixa litoral;

•Delimitação de áreas para a prática de desportos náuticos;
•Recuperação de barcos tradicionais com fins turísticos e pedagógicos;
•Criação de zonas de recreio e lazer na envolvente dos sistemas lagunares.

Turismo Interior:

•Recuperação de quintas e montes isolados para fins turísticos, pedagógicos e proporcionando actividades artesanais;
•Proposta de vários percursos de observação de património cultural e natural;
•Recuperação da linha ferroviária;
•Percursos fluviais;
•Passeios turísticos para observação, contemplação e conhecimento da região;
•Identificação de zonas para a realização de actividades radicais;
•Criação de zonas de recreio e lazer nas albufeiras;
•Desenvolvimento do turismo rural, agro-turismo e cinegética;
•Proposta de uma área para desenvolvimento de um parque temático e recintos para realização de enventos.

3 comentários:

Renato Martins disse...

destaco o ip8 que sempre achei de elevada importancia. é a ligação de espanha com o porto de sines e aeroporto de beja. Sera tb a ligaçao com o alqueva r todo o potencial agricola que podera la se desenvolver, escoando-se facilmente por sines.

Brumo Gomas disse...

boa tarde,

em primeiro lugar, muito obrigado pelo seu artigo. Há pouca divulgação destes trabalhos no nosso país.

em segundo, e na qualidade de alguém que estudou o ordenamento nesta zona do país, gostaria que divulgasse qual a sua opinião sobre os empreendimentos em construção no litoral a norte de Melides (Herdade do Pinheirinho, etc.) tendo em conta a sua inserção na Rede Natura 2000?

Carla Pimenta da Silva disse...

Olá, desde já muito obrigada pelo seu comentário.
Em relação ao empreendimentos que serão constuidos na bela zona do litoral alentejano, não são de todo do meu agrado.
A minha opinião em relação a esses empreendimentos é muito simples. Sim senhor, vão trazer postos de trabalho, sim senhor, vão trazer desenvolvimento e investimento no país, sim senhor, essas coisas todas. Mas agora pergunto, farão essas coisas sentido e irão ser "lucráveis" a médio longo prazo? Pois, eu acho que não...acho que estes empreendimentos não o vão ser pela seguinte razão...não vai haver procura, ou se a houver é nos primeiros tempos. Pois hoje em dia vai-se em busca do mais simples mais "natural", mais afastado do quarto de hotel. Já chega de empreendimentos, já chega de 1000 e não sei quantas camas, porque elas não vão ser ocupadas.
Estes empreendimentos, tiveram e tem o seu "lugar" no Algarve que neste momento está descaracterizado e sobre lotado de betão, quase com água salgada nos canos de abastecimento público, devido aos furos em excesso, enfim, devido ao mau ordenamento que o nosso país sofre.
O que podemos fazer em relação a isto, a estes empreendimentos? Por mais que não concordemos com eles, eles serão feitos.
Mais uma vez obrigada, cumprimentos.