Projecto – Espaços abertos do Palácio Barahona

13 de abril de 2008


Com base no conceito rectilíneo e no conceito dos cinco sentidos, a proposta define caracteres diferentes para os diferentes espaços do projecto.

O Jardim do Palácio apresentará uma forma rectilínea, em que à medida que o espaço é percorrido, é descoberto um novo sentido. Assim teremos os Jardins dos aromas e dos cheiros, no lado lateral do Palácio. Com árvores e arbustos com flores e frutos de cores, aromas e sabores diferentes. O jardim da visão, em frente à porta d entrada. Este Jardim apresenta três diferentes pavimentos, com cores extremamente fortes e quentes. Logo em seguida o Jardim da audição, composto por um elemento de água. E por ultimo o Jardim do Tacto, em que também se recorreu ao pavimento, mas trabalhado com diferentes texturas.

Como este espaço está limitado à circulação de pessoas que trabalham no edifício, procurou-se criar com esta proposta, um espaço de carácter mais intimista.

A Horta da Laranjeiras também apresenta um desenho rectilíneo Essa forma e mais expressiva através da vegetação e tem como com base na disposição que as laranjeiras e do jogo do pavimento.

Ao contrário do espaço anterior, este, tem como objectivo funcionar como Praça, ou seja, um espaço de carácter público, onde se podem realizar diversas actividades, como feiras, encontros, jogos, etc.


A proposta com a respectiva Planta e Cortes

1 comentário:

Renato Martins disse...

durante os 4 anos que estudei em evora tambem planeava, na optica de amador em arquitectura paisagista claro, alterações a essa nobre cidade.

Precisa de muitas requalificaçoes, sobretudo precisa de unir as muralhas aos bairros fazendo uma continuidade urabana. Parece que os bairros sao assim quase lixo da cidade.

este blog é uma boa oportunidade para isso. parabens pela iniciativa.