Projecto - Casas Pintadas

19 de abril de 2008

Um portão que passa despercebido a qualquer transeunte que naquela rua passe, contem por detrás de si, um pátio de forma quadrada em que o contraste luz /sombra cria espaços, como se de volumes se tratassem.

A ligação para o próximo espaço é feita por uma escadaria, e fechado por uma porta. O efeito surpresa está sempre presente.
Parece que à medida que vamos subindo se descobrem novos espaços, novas linguagens, novos, cheiros, novas sensações e emoções.

No lado direito uma casa de frescos convida-nos a entrar. A obra, um pouco apagada pelos tempos, ainda nos transmite o seu esplendor e conta-nos as histórias e devaneios de épocas anteriores à nossa. As figuras fantásticas ali representadas, entre elas falcões, garças, perdizes, cisnes, sereias, lebres e raposas, estão todas englobadas num cenário também ele representado espécies vegetais.

Junto a estes frescos, um Jardim, percorrido por canteiros, que outrora continham aromáticas. No centro, uma fonte e umas laranjeiras que enchem todo o espaço de cheios e ambiências, de cor e de frescura.

Subindo mais uma escada e passada mais uma porta, outro espaço é descoberto. O Horto. Também já um pouco degradado, mas ainda apresentando toda a sua geometria.

A proposta para estes espaços, cada um com o seu carácter, assenta na requalificação de todo o espaço, à excepção do pátio de entrada.
Assim, no Jardim são restaurados os canteiros, e colocadas as respectivas plantas aromáticas, como o alecrim, a alfazema, os coentros, a salsa, a hortelã, a Erva-cidreira e a manjerona. Junto aos canteiros são propostos bancos, que como os canteiros percorrem todo o Jardim.

Ao centro foram mantidas propostas apenas duas laranjeiras, permitindo assim a entrada de mais luz para todo o Jardim.
No Horto a geometria é reforçada, criando-se três pequenos corredores que permitem o acesso ao interior da Horta. Foram propostos para este espaço duas árvores de fruto.

Em relação às janelas Manuelinas que se encontram tapadas para a Rua das Casas Pintadas, foi proposto a sua abertura, permitindo assim uma relação visual entre a Rua e o Horto.




A Proposta:

1 comentário:

Reis disse...

Colega.

Acho o teu blog exemplar e por isso mesmo entristece-me verificar que tenhas deixado de "postar" desde Abril de 2008. Espero que tenha sido por um bom motivo. Felicidades (e vê lá se continuas o bom trabalho :))