Projecto - O primeiro projecto fora do contexto académico :: Horta dos Coitos :: Évora

1 de fevereiro de 2008



Este primeiro projecto fora do contexto académico surgiu quando estava prestes a terminar a licenciatura.
Um Particular pediu-me para se elaborar uma proposta para uma propriedade.

O espaço encontra-se sem qualquer tipo de construção. Os únicos elementos que o compõem, são uma ribeira que passa a Sul da propriedade e umas árvores de fruto e oliveiras.
O projecto para a habitação está a decorrer em simultâneo com o projecto paisagístico. O conceito é comum, Fengsh
ui.
Com base neste conceito e nas necessidades apresentadas pelo proprietário, criou-se um esboço de uma proposta.
O projecto neste momento encontra-se numa fase de análise por parte da Câmara Municipal, pronto a avançar a qualquer momento.




As imagens da propriedade. Ao fundo pode observar-se o Olival e o declive por onde passa a ribeira. Este espaço privilegia de uma vista sobre a cidade de Évora.

Um dos esboços


A proposta

A proposta: Seguindo a regras do Fengshui, em que as orientações a Norte devem conter formas curvas e nas orientações a Sul formas triangulares, desenhou-se na área voltada a Norte, com formas mais arredondadas e com áreas mais densas de forma a impedir a visibilidade da zona do escritório com a habitação.
Na área a Sul as formas triangulares desenham o muro que divide a zona de pomar da zona de lazer.
Três parques de estacionamento foram propostos em locais distintos, pois desta forma proporciona que utilizadores da zona do escritório não usufruam da área da habitação, assim como o estacionamento das traseiras da habitação seja inteiramente destinado às pessoas que estejam de serviço à casa.